reflexão - O que é ser alguém na vida?

7/01/2015 Unknown 0 Comments

“O que é ser alguém na vida?”
Depois que terminei o ensino médio ouvi muitas vezes a frase “você tem que ser alguém na vida”. Ué, eu já não sou alguém? Rs. Quando eu comentava que queria algo relacionado a música/moda, me diziam que eu não iria ganhar dinheiro nenhum, que eu deveria fazer algo que desse dinheiro e que fosse um emprego de verdade e ter algo relacionado a essas duas coisas apenas como hobbie. Eu ficava pensando “por que como hobbie?”
Eu sempre achei que ser alguém na vida sempre foi muito além de um diploma e um bom cargo. De que adianta estudar na melhor faculdade e ter o melhor cargo do mundo, se a pessoa não faz nada para mudar o mundo, nem um pequeno gesto de amor com o próximo, trata mal as pessoas ao seu redor, só pensa em si mesma, e na hora que alguém precisa de ajuda, prefere ignorar. 
Sei lá. Pra mim o esquema que as pessoas vivem é estranho. Fazer faculdade > terminar > arranjar um emprego bem abaixo do que esperava e que em 99% das vezes não gosta > casar > ter filhos > morrer. Isso é tão monótono. Não que seja errado, mas pra mim é estranho. Se a pessoa é verdadeiramente feliz vivendo nesse esquema, ótimo. O problema é que a maioria das pessoas não é. Ou tem pessoas que infelizmente não tem outra opção.

Fazer o que se ama deveria estar em primeiro lugar. Quantas pessoas que não querem fazer teatro, ter uma banda, ser estilista, pintor, entre outros, e são barrados pela sociedade. E acabam escolhendo uma profissão que não gostam apenas para “ser alguém na vida”. Seja alguém na vida, faça o que odeia e viva uma vida infeliz para sempre e ainda ficará arrependido por ter seguido a razão em vez do seu coração. Vivemos em um mundo capitalista e infelizmente o dinheiro é necessário para viver. Vivemos em uma sociedade em que uma pessoa que está num cargo superior, tem mais dinheiro, mais posses tem mais valor do que um que tem pouco. A que tem pouco é vagal. Ninguém é superior a ninguém.

E o talento, onde fica? A maioria dos cantores não aprendem a cantar, a maioria dos pintores não aprendem a pintar, a maioria dos atores não aprendem a atuar, já nascem com talento e a única coisa que fazem é aprimorar isso com muito estudo. Não adianta uma pessoa querer ser atriz se não tiver talento para estudar e aprimorar cada vez mais. Não estou dizendo que é errado estudar, desde que você goste do que está estudando. Isso serve para o emprego também. Não há nada mais belo do que um médico que atende o paciente com amor e carinho, que ama o que faz, ou um professor que tem prazer de ensinar os alunos, ou um pintor que pinta quadros com dedicação e faz obras primas, ou o cantor que emociona a todos com sua voz, ou o ator que no teatro faz todos levantarem da cadeira para aplaudir, ou o pedreiro que modifica a casa das pessoas e torna o seu lar perfeito, ou o porteiro que atende sorridente as pessoas, ou o musico de rua que toca com perfeição apenas para acalmar aquelas pessoas que estão estressadas com algo do cotidiano e param pra ouvir, ou o dentista que torna o seu sorriso mais perfeito ainda, ou o radialista que faz a locução de diversos assuntos aos ouvintes, ou o jornalista que deixa as pessoas informadas com notícias verdadeiras, ou a secretária que atende as pessoas com educação e respeito. Entendem o que quero dizer?
É bem mais importante você ser amado pelos outros, ser feliz, sorrir, ajudar o próximo do que “ser alguém na vida” perante os olhos da sociedade. Você já é alguém, se não fosse não estaria lendo esse texto. Coloque a sua vida em primeiro lugar. Ame, sorria, se divirta, aproveite enquanto há tempo. E depois coloque o seu cargo.
E eu digo com toda a certeza do mundo: FAÇAM O QUE VOCÊS AMAM. ESCOLHA UM EMPREGO QUE IRÁ TE FAZER FELIZ, INDEPENDENTE DO QUE OS OUTROS IRÃO DIZER. (óbvio se você tiver a dádiva da escolha) Garanto que você irá ser feliz assim. Quer ser médico? Pintor? Ator? Professor? Cantor? Se dedique 100%, estude, se esforce, sonhe, acredite e nunca desista. Mesmo que isso implique que você faça algumas escolhas, pense, e vá pelo caminho certo. Hoje em dia com muito esforço, estudos e até mesmo noites sem dormir (que faz parte) é possível que jovens de todas as classes sociais ingressem em uma faculdade. Siga seu coração. Tenha em mente que você sempre será julgado, ninguém é perfeito.
Lembrando que tem casos e casos, esse texto é mais direcionado a quem está se sentindo perdido em relação a isso..Acabei escrevendo um texto enorme, há um tempo atrás li um parecido e espero que pelo menos uma pessoa leia até o final e se identifique com o texto. O texto que eu li me ajudou muito, e aqui no blog falaremos sobre diversos assuntos, que façam os leitores refletirem.

E vocês, o que sonham em "ser" no futuro? 

@heyfactorygirl IG
x Carol

0 comentários: