intercâmbio - estudar fora do país

6/29/2015 Unknown 0 Comments

Quem nunca quis morar fora do país? Ou apenas viajar e conhecer novos lugares, pessoas, culturas? Aposto que pelo menos 7 em 10 pessoas tem essa vontade. 

…viajar apenas para conhecer o local? fazer intercambio? estudar inglês? ou quem sabe tentar entrar em alguma faculdade? / saber o tempo que irá ficar no local é o ponto principal. É com esse tempo que você pode planejar o quanto terá que juntar de grana para ir, separar os documentos necessários caso escolha estudar, escolher o local que irá ficar, etc. 




Com muitas pesquisas e planejamento é possível realizar seu desejo de morar em um determinado país por x tempo. São várias as opções, confira:

- intercâmbio/curso de inglês: É o que as pessoas mais procuram fazer para estudar/morar fora. A maioria das pessoas escolhe fazer algum curso de inglês por um determinado tempo, conforme achem necessário para aprender o idioma ou o que cabe melhor no bolso. Tem cursos que duram um mês, seis meses, um ano… obviamente quando mais tempo você for ficar no local e maior for a duração do curso, mais $$ será gasto. O melhor a se fazer é pesquisar bastante antes de ir, tem vários pacotes em agências de intercâmbio que podem se adequar ao que você deseja. Além do valor da passagem, tem o valor do curso, da estadia (só não conte essa parte caso vá ficar na casa de algum parente), e de gastos que você vai ter lá, como alimentação e entretenimento. Não dá pra ir em outro país sem explorar a cultura e conhecer novas pessoas não é mesmo? Para estudar inglês não é necessário fazer nenhum teste para provar que você sabe falar inglês, até porque está indo lá para aprender. 
- cursos de verão: são cursos de curta duração, normalmente de um mês, e é ótimo para quem tem pouco tempo disponível, mas quer aprender algo novo e ainda conhecer um novo país. Algumas faculdades oferecem esse curso, pesquise nas faculdades do país escolhido por você, e veja se esse curso está disponível. Você não irá ganhar apenas um certificado, mas ganhará bastante conhecimento, conhecerá novas pessoas, novas culturas e pode acrescentar algo a mais em seu inglês. Meus cursos dos sonhos são os da Central Saint Martins  que oferece cursos de artes (abrangendo história da arte e comunicação) e os de moda. No momento os cursos estão por £1400 por 3 semanas, caro mas vale a pena já que é a melhor faculdade de moda do mundo. Outras faculdades de moda também oferecem esses cursos como o Istituto Marangoni.
- faculdade: Creio que quem optar por essa opção já tem que se planejar com muita antecedência, já que a maioria das faculdades exigem que o histórico escolar seja acima da média, dando prioridade para as matérias que mais correspondem ao curso escolhido. Além dos testes de inglês que são exigidos que devem ter uma nota alta (TOEFL, Cambridge, etc), o preço de cada um é R$400 e pode ser feito aqui no Brasil mesmo. Caso escolha alguma faculdade da europa o preço cai pela metade caso você tenha uma dupla cidadania (européia no caso) e ainda pode concorrer a bolsas de estudo. Pra quem tem esse sonho e não possui fundos pra isso, atualmente pode se inscrever no Ciencias sem Fronteiras em alguns cursos que são oferecidos (no momento nas áreas de ciência e tecnologia), o programa do governo federal paga todo o ano escolar nas faculdades com que tem parceria, além de hospedagem e um valor para que o estudante possa pagar por alimentação e entretenimento. O requisito para a inscrição é ser um excelente aluno e possuir notas altas, e já estar matriculado numa instituição de ensino superior aqui do Brasil em um curso relacionado aos oferecidos pelo CSF. 
- Pra quem quer combinar estudosxtrabalhos tem o programa Au Pair que é oferecido em alguns países, o mais conhecido é o de cuidar de crianças, você cuida das crianças da família que te selecionar e em troca eles pagam algum curso e você fica hospedado na casa deles. Você também pode ganhar um valor mensalmente, mas não é muito. Acho que vale mais pra quem quer ter mais uma experiência na vida.
Para cada uma das opções é necessário que se obtenha um visto no país de escolha com permissão para estudos. 


Enfim, o post ficou um pouco longo mas é um resumo das opções de estudo fora do país. Nos próximos posts ainda falaremos sobre as nossas experiências, onde estudamos em Londres, como foi, e mais coisas detalhadas. 
O intercâmbio é uma experiência única, com certeza a maioria das pessoas volta diferente, com uma perspectiva diferente das que tinham antes de ir, o choque cultural as vezes é muito grande. Além de aprender um idioma novo ou ganhar experiência em outras áreas. Nem todos os momentos vão ser de alegria, tem a saudade da família, dos amigos, a saudade de casa. Pode rolar até uma crise existencial, é um momento que você estará sozinho, tendo que se virar sozinho em um novo país, se não tiver amadurecido ainda será obrigado a crescer nem que seja um pouco. Mas no final todas as experiências boas ou ruins terão valido a pena.
Ou você pode aprender muito com o lugar que visitou, acrescentar isso na sua vida, ou pode descobrir um novo lar e aprende o significado da frase "home is where the heart is" (casa é o lugar onde o coração está).
vocês tem vontade de conhecer algum lugar? ou de estudar/morar fora? se sim, o que fariam?
não esqueçam de nos seguir nas redes sociais:
instagram: @heyfactorygirl e face: /blogfactorygirl  
x Carol


0 comentários: